MENTE META-ORIENTADA

Se nada aconteceu do jeito que você esperava, não há garantia de que acontecerá diferente no futuro. Se você esperava que acontecesse, mas não aconteceu, certamente o seu modelo mental está na execução e não num modelo de metas. Se você não estabelece metas diárias para seu desempenho, dificilmente atenderá a demanda da sua meta mensal, o que consequentemente ameaçará o seu objetivo. A dimensão temporal passado, presente e futuro é uma verdadeira armadilha para a nossa mente.

A nossa mente possui um registro do passado muito presente e uma imaginação do futuro muito presente também. Isso significa que na maior parte do nosso tempo ocupamos espaços cerebrais com o passado e o futuro, desperdiçando tempo com o momento presente, com o aqui e o agora. A ausência de metas diárias irá desorientar a sua mente, lhe mantendo na rotina e direto apenas na execução.

Embora muitos profissionais reconheçam a força de um bom planejamento, não o utilizam para contemplar os seus resultados. Alguns até fazem o planejamento, constroem suas metas, mas, no caminhar da jornada desprezam o que foi planejado e o que ficou estabelecido. Não será o suficiente apenas fixar o seu olhar longe, em alguma estrela, pois isso é apenas imaginação. Será necessário colocar a mente orientada por metas diárias, caso contrário o seu futuro estará traindo você.

A mente meta-orientada não é um movimento apenas, é crescimento. Outro elemento contra esse processo é a omissão que a mantém como verdade. Alguns profissionais desenvolvem a capacidade e aprendem a mentir para si mesmos. São as poderosas mentiras verdadeiras que os colocam em desvantagem, muitas vezes despercebidas.

Portanto, ter uma mente meta-orientada é formar expectativas diárias e cumpri-las com rigor. Assim, você estará indo em direção aos seus objetivos e não será surpreendido por consequências inesperadas. Terá muito mais controle de sua situação e sua posição fixa no presente. Desperdício de tempo, concentração de energia longe do seu foco, distrações, perturbações são tentações cotidianas oferecidas num cardápio apetitoso para você se distanciar dos seus resultados. Reflita sobre isso. A iluminação é o seu florescimento! Ilumine sua jornada para o sucesso. Construa metas diárias que contemplem sua menta mensal e que atinjam seu objetivo.

Author: Alexandre Macedo
Alexandre Macedo é Administrador, Filósofo, Especialista em Gestão de Pessoas e Analista Comportamental. Fundador do Instituto Lidere e mentor do programa Liderança Sustentável.